Pesquisa Geral

OK

Acesso Rápido

Aceda diretamente à informação que lhe interessa.

 

 

Comentários Iniciais
 A TAC é particularmente útil, porque pode mostrar os órgãos e tecidos – como o fígado ou os rins – com maior clareza e detalhe que uma radiografia convencional. Muitas vezes é possível um diagnóstico definitivo com tomografia computorizada, não sendo necessário mais nenhum exame.

 

Preparação

 

Na maior parte dos exames da coluna, das articulações, dos seios peri-nasais e da mandíbula, não é necessária qualquer preparação especial. Nos exames do tórax, do crânio e do pescoço, não deve comer alimentos sólidos durante pelo menos 4 horas antes do exame, mas pode beber água ou sumos em pequenas quantidades. Se não tiver indicação contrária, não deve deixar de tomar a medicação habitual. Na maior parte dos exames de abdómen e pélvis, é necessário não comer alimentos sólidos durante pelo menos 4 horas antes do exame e beber um líquido especial para opacificar o intestino, durante cerca de uma hora antes do exame; por isso, nestes casos, é pedido ao doente para comparecer no Serviço pelo menos 1 hora antes, para beber o produto de contraste oral, que é uma solução com sabor a laranja ou groselha.

No acto da marcação ser-lhe-á indicado o tipo de preparação que é necessário fazer e ser-lhe-á pedido para trazer os exames anteriores.

Apóso exame pode fazer a sua vida normal. As mães que amamentam devem suspender a amamentação durante 24 horas, se for administrado contraste iodado intravenoso durante o exame.

 

Durante Exame
 

Oexame é realizado com a pessoa deitada numa mesa, que pode subir ou descer, conforme necessário. O técnico de Radiologia dar-lhe-á almofadas, para que possa ficar confortável. A mesa desloca-se lentamente para dentro da máquina, onde um tubo de raios X roda em redor do doente, para produzir as imagens. Durante todo o exame, o pessoal médico estará em contacto consigo e pode vê-lo através de uma janela de vidro.

 

 

O que é que se sente durante o exame?

 

O exame pode demorar até cerca de 15 minutos e não causa nenhuma dor. Depois do exame pode ter que esperar alguns minutos, para que o médico possa rever as imagens.

Alguns doentes acham o contraste oral pouco saboroso, mas, para a maioria não há dificuldade de maior em beber o líquido. Nalguns exames da pélvis é necessário administrar líquido no recto, imediatamente antes de o exame começar.

Se for necessário injectar contraste intravenoso, pode sentir algum calor no braço e no corpo ou um sabor metálico na garganta, geralmente de pequena intensidade – estas reacções são passageiras e não têm importância.

O seu médico ou o médico responsável pela realização do exame podem esclarecer as suas dúvidas quanto à forma como o exame é efectuado, aos riscos que lhe estão associados e a possíveis métodos alternativos para obter a mesma informação ou resultado terapêutico.

 

Comentários Finais
 

Quais são os benefícios do exame?

 

Através de um exame de TAC, um médico radiologista ou neuroradiologista pode diagnosticar muitas causas de dor e sofrimento, permitindo um tratamento mais rápido e eficaz e eliminando, muitas vezes, a necessidade de outros métodos de diagnóstico, mais agressivos e dolorosos.

 

 

Quais são os riscos?

 

• A TAC usa raios X para obter as imagens; os raios X são radiações do mesmo tipo que a luz do Sol, mas com mais energia. A dose de radiação recebida por uma pessoa num exame de TAC equivale ao que a mesma pessoa recebe durante 3 anos do ambiente natural onde vive. Para limitar ao máximo os potenciais riscos da radiação – que são, em todo o caso, muito pequenos - são tomadas particulares precauções no caso das crianças e jovens. As mulheres em idade fértil devem sempre informar o técnico ou o médico se estão ou podem estar grávidas.

 

• No nosso Serviço, o contraste intravenoso utilizado é do tipo não-iónico, sendo este o que oferece a maior segurança. Contudo, numa parte muito pequena de doentes podem ocorrer, de forma imprevisível, reacções adversas à injecção deste tipo de produtos. Tais reacções são habitualmente ligeiras ou de média gravidade. Se qualquer reacção ocorrer, o nosso Serviço dispõe dos meios técnicos e humanos para prestar a ajuda adequada à situação.

 

• As pessoas com asma, ou alergia a medicamentos ou alimentos necessitam de fazer uma pré medicação no dia anterior ao exame.

 

• Os doentes diabéticos e as pessoas com doenças renais podem necessitar de cuidados especiais, que serão explicados antes do exame.

 

Gravidez e TAC

 

Devido à radiação, o exame é de evitar em mulheres grávidas. As mulheres em idade fértil, devem estar seguras que não estão grávidas antes de fazer uma TAC e informar o médico ou o técnico se essa possibilidade existir.

Outras unidades hospitalares do grupo HPP

Conheça os nossos hospitais.

Siga-nos no Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no LinkedIn Siga-nos no Youtube